terça-feira, 20 de janeiro de 2015

TARTE DE MAÇA COM BAGAS GOJI EM MASSA FILO


Eu resolvi fazer uma tarte doce mas com massa Filo que indicado pela nutricionista não tem tanta gordura como a quebrada ou folhada.
E saiu muito bem e a casa ficou perfumada com o cheirinho da laranja, canela.....

TARTE DE MAÇÃ com bagas Goji em Massa Filo
(eu coloquei mirtilos congelados e ficou muito bem).

Ingredientes:
1 embalagem de massa filo (8 folhas)
5 a 6 maçãs
casca de 1 laranja
1 pau de canela
1 colher de chá (usei amarelo)
sumo de 1 limão
3 colheres de sopa de bagas Goji *opcional
1 clara de ovo
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Num tachinho colocar o açúcar, a casca de laranja, o pau de canela, a canela em pó, as maçãs descascadas e cortadas em cubinhos e as bagas, regar com o sumo de limão, levar ao lume, mexer e deixar cozinhar por 7 ou 8 minutos, se gostarem de encontrar os pedaços da maçã inteiros,  se pretender que fiquem desfeitos deixar mais um pouco ao lume.
Reserve e deixe arrefecer.
Estender as folhas da massa filo delicadamente  em cima de uma bancada, colocar o recheio sobre ela e enrolar suavemente para não partir a massa.
Forre uma tarteira com papel vegetal, e vá colocando os rolos recheados, dispondo em espiral do centro da tarteira para os extremos, delicadamente para a massa não romper. No final bata uma clara de ovo e pincele todos os rolinhos ajeitando-os para que fiquem juntos. Leve ao forno pré-aquecido nos 190ºC, cerca de 15 a 20 minutos convém vigiar, pois esta massa queima facilmente. Retirar do forno e polvilhar com açúcar em pó.

Notas: poderá pincelar a massa com margarina amolecida antes de colocar o recheio, convém escorrer a água que se forma com as maçãs para que não rompa a massa ao rechear.





receita e foto publicada em Sabor Intenso

2 comentários:

  1. Ora fez muito bem em registar aqui uma tarte light. Espero experimentá-la em breve...entretanto espero fazer outra versão da tarte de maçã para o chá da nossa sessão de cinema agendada para breve.

    ResponderEliminar
  2. E a tarte que a Tiélia fez hoje também estava boa e com poucas calorias!

    ResponderEliminar