segunda-feira, 10 de novembro de 2014

TROUXINHAS DE PEIXE

Sempre que há sobras de peixe quer cozido, quer grelhado...subsiste a decisão - que fazer com as sobras?

Desta feita basiei-me numa  receita da revista "Cozinha Económica" nº 47 da Teleculinária, veio ajudar e muito porque, o recheio fica muito saboroso...Não fiz empadinhas como sugeriam mas fiz umas trouxinhas.

Para facilitar utilizei uma embalagem de massa folhada já cortada em folhas. Também uma ótima idéia...
Cada embalagem tem 6 quadrados de massa folhada e custa 1,99 euros (preço Continente).


Ingredientes:
300g de  sobras de peixe cozido ou grelhado (dourada, robalo, etc) - sem pele e sem espinhas;
1 cebola
3 dl de leite ou caldo de peixe quente
2 c. (sopa) de margarina
2 c. (sopa) de farinha
2 c.(sopa) de sumo de limão
1 raminho de salsa
sal e pimenta q.b.




1.Desfiar o peixe cozido. Picar a cebola e deitá-la num tacho, com a margarina e levar ao lume até ficar macia. Adicionar a farinha e mexer bem. Juntar de seguida o leite morno aos poucos, mexendo sempre até ficar um creme liso e deixar ferver.

2.Adicionar o peixe, rectificar o sal, temperar com uma pitada de pimenta, juntar o sumo de limão e a salsa picada. Misturar tudo e desligar o lume e deixar arrefecer.

3.Ligar o forno a 180 graus e retirar a massa folhada  da embalagem e espalhar as folhas pela mesa (isto, se comprar a embalagem de massa já em folhas). Distribua o recheio sobre os quadrados e feche as pontas em quatro. Pincele por cima com ovo batido e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, até alourarem. Sirva mornas ou frias como desejar.


 NOTA: Se preferir fazer empadinhas, compre um rolo de massa folhada grossa),Estenda a massa com o rolo numa superfície enfarinhada e deixe-a com uma camada fina. Corte círculos de forma a terem as dimensões suficientes para as formas que vai usar. Encha-as com o preparado e cubra depois com círculos de massa e pressione os bordos para que fiquem bem colados.



Sem comentários:

Enviar um comentário