terça-feira, 18 de novembro de 2014

PANNA COTTA COM DOCE DE FISÁLIS

A minha plantinha continua a dar fruto...esta pequena baga dourada tem muito para dar. Para além do seu aspeto decorativo, possui imensas propriedades:

"È  rica em vitamina C, fornecendo 46 mg por 100 g, e atinge assim uma quantidade semelhante à da laranja (50 mg/100g). Reúne também excelentes níveis de fósforo e fibras (4,9 g/100 g), bem como de pró-vitamina A, o que identifica desde logo a sua riqueza em carotenóides, onde prevalece o β-caroteno." Informação retirada de:http://www.stopcancerportugal.com/


Já começa a ser habitual juntar as bagas e fazer uma excelente compota que fica soberba em cima de tacinhas de panna cota.



É uma sobremesa deliciosa mas  muito calórica por ser feita à base de natas mas, pode sempre substituir parte das ditas por leite...


Ingredientes para 6 taças de panna cota simples:

600g de natas frescas
3 colheres de sopa de açúcar
3 folhas de gelatina incolor


1. Demolhar a gelatina em água fria durante 10 minutos.
Levar ao lume num tacho as natas com o açúcar até começarem a borbulhar (ferver).

2.Retirar as natas do lume, escorrer a gelatina e junta-la às natas. Misturar bem. 

3.Passar a panna cotta por um passador de rede para filtrar qualquer bocadinho de gelatina mal dissolvida...

4. Levar ao frigorífico até prender. Servir com compota a gosto por cima ou neste caso o doce de fisális que lhe dá um toque especial!

DOCE DE FISÁLIS:

É muito simples de fazer...Abrir as bagas ao meios e levar ao lume moderado, com o açúcar (mesmo peso de fisális e o mesmo peso de açúcar). Vigiar o doce para que não se queime e ir mexendo até começar a fazer "ponto de estrada". Se estiver muito denso juntar um pouco de água quente.

Deixar arrefecer e passar o doce por um passador. Depois de frio está pronto a utilizar.

Experimenten com bolachas de água e sal ou tostinhas e vão adorar!

1 comentário: