segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Bolo Nuvem de queijo fresco

Não, não emigrei...não, não estive de férias prolongadas...e não, também não estava zangada com o blogue!
Lá passei por mais uma formação da Vida Ativa de desempregados...chegava bastante cansada ao fim do dia porque voltar a acordar cedo e limpar jardins cansa...mas, abençoada seja a vida ao ar livre, o fresquinho da manhã, os primeiros raios de sol, as flores a despontarem e o cheiro a erva fresca de orvalho, era algo que me fazia sentir bem, muito bem.

Para inaugurar o meu regresso aqui, a este cantinho querido aqui fica uma sobremesa fôfa...


Massa do bolo:
65 grs de farinha
65 grs de açúcar
3 ovos
margarina para untar
açúcar em pó para polvilhar

O recheio:
500 grs de queijo fresco
150 grs açúcar
3 dl de natas
3 gemas
4 c. de sopa de doce de morango
7 folhas de gelatina incolor
raspa de um limão
Bolo nuvem de queijo

1. Ligue o forno a 180 graus e unte uma forma redonda com margarina. Bata os ovos com o açúcar durante 15 minutos (aproximadamente); junte a farinha e misture delicadamente.
Verta na forma e leve ao forno durante 20 minutos. Retire, desenforme e deixe arrefecer.

2. Faça o recheio: ponha a gelatina a demolhar em água fria (2 ou 3 c. de sopa de água). Leve ao microondas alguns segundos para derreter sem ferver e reserve. Bata as natas em chantilly. Esmague o queijo fresco com um garfo.

3.Junte o açúcar e as gemas e bata muito bem. Adicione a raspa do limão e a gelatina derretida, o queijo e o chantilly e envolva bem.

4.Corte o bolo ao meio de forma a obter 2 rodelas e coloque a metade inferior dentro de uma forma de abrir. Barre com metade da compota de morango e cubra com toda a mistura de queijo.

5. Barre a outra metade do bolo com o restante doce e coloque em cima do creme com a parte do doce virada para baixo e leve ao frigorífico até solidificar (nada melhor que fazer esta sobremesa na véspera do dia em que deseja utilizar). Desenforme e antes de servir polvilhe com açúcar em pó. 


Nota: Receita retirada da Revista Teleculinária "Cozinha Económica" nº 47

1 comentário: