domingo, 9 de fevereiro de 2014

SOPA DE CAÇÃO TRADICIONAL...

Sem bimby e feita na panela à moda do Alentejo, esta receitinha dada pela avó...Se tem bimby, também pode procurar a receita neste blog!
E como toda a gente sabe, as avós cozinham "a olho"; portanto vou escrever a receita como a vi fazer...
sopas de cação...feitas por uma Lisboeta!


Ingredientes (para 4 pessoas).

4 postas de cação (tintureira) (cerca de 150 gramas cada)
1 cebola pequena
6 dentes de alho
1 dl de azeite (de boa qualidade)
1 molho de coentros (coentros frescos)
2 colheres de sopa de farinha (pode ser maizena)
2 colheres de sopa de vinagre (ou a gosto)
1 folha de louro

Nota:  o cação congelado saí mais em conta e não é mau de todo, mas eu aprecio mais fazer esta sopa com o cação fresco pois considero que aromatiza muito mais o caldo.


1) Salgar as postas do cação e deixar tomar gosto pelo menos 1/2 hora.

2) Picar a cebola e os alhos para dentro de um tacho ou panela e deitar o azeite. Levar ao lume até a cebola começar a "estalar" e  ficar transparente. Juntar cerca de 1,5 l de água e deixar ferver. Temperar de sal.
 Deitar  o peixe já dessalgado e deixar cozer cerca de 10 - 15 minutos e juntar também a folha de louro. (não deixar cozer demais porque este peixe pode endurecer, tipo borracha - assim que a espinha do meio se  começar a despegar, está cozido).

3) Quando o peixe estiver cozido, tirar para fora e reservar. Deixar arrefecer um pouco o caldo.

4) Numa tigela à parte deitar a  farinha e desfazer com umas colheres de água fria. (se utilizar mais caldo na panela, pode deitar um pouco mais de farinha), juntar o vinagre. Juntar os coentros picados e envolver bem.
Juntar depois esta mistura no caldo restante que está na panela e voltar ao lume - mexendo sempre para não formar grumos. Provar o caldo para temperar com mais um pouco de sal ou de vinagre,  se necessário ou gostar do sabor mais "avinagrado"...

5) Deitar de novo o peixe e deixar ferver um pouco para "cozer" a farinha.

6) Cortar  fatias pequenas  de pão alentejano (ou tipo) para dentro de uma tigela grande e deitar o caldo por cima. servir as "sopas" em prato de sopa com a posta do peixe por cima.

Bom Apetite!
aqui "botou-se" um ovo mas, eu prefiro sem...

1 comentário: