sexta-feira, 8 de novembro de 2013

ECO GUMELO

Hoje quero partilhar uma informação que vi e achei muito curioso. Produzir cogumelos em casa. Eu gosto imenso de cogumelos , mas dos frescos e foi a Tia Sarita que me insinou a gostar, ainda bem pois dão imenso jeito nas receitas culinárias, têm uma aplicação em diversos pratos, desde risotto, saladas, com frango em pizzas etc.
Eco_Gumelo

 EcoGumelo, é o cogumelo gourmet pronto-a-crescer cujo substrato é 100% constituído por borra de café.  A forma fácil, divertida e ecológica de produzir cogumelos em casa. Produza cogumelos da espécie Pleurotus ostreatus, a partir de borra de café, de forma cómoda e simples.

Basta abrir e vaporizar para que o Eco Gumelo inicie o seu desenvolvimento. Alguns dias depois surgem os primeiros cogumelos, que crescem da noite para o dia. Tudo isto com apenas 1 minuto de atenção diária.

Depois de colhidos, os cogumelos podem ser cozinhados frescos ou guardados no frio por alguns dias. Como não têm aditivos nem conservantes, são um produto biológico e gourmet genuíno. 

O Eco Gumelo produz cogumelos da espécie Pleurotus ostreatus de elevado valor nutritivo e funcional. Sendo ricos em proteínas e com baixo teor de gordura, o seu consumo regular ajuda a reduzir o colesterol, a prevenir doenças cardiovasculares e a reforçar o sistema imunitário.

Como funciona



Abrir a caixa, destacando a janela pelo picotado.
A janela deve ser removida na totalidade.
Durante o período de cultivo, a caixa do Eco Gumelo deve ser mantida na vertical.








Com a ajuda de um objeto cortante, fazer um golpe em forma de X no plástico exposto na embalagem.
Existem duas camadas de plástico que devem ser cortadas mas não removidas, pois ajudam a preservar a humidade.








Colocar o Eco Gumelo numa zona com luz mas sem exposição direta ao sol. Encher o vaporizador de água e vaporizar duas vezes por dia. Bastam duas a três borrifadelas em cada vaporização.









Quando deixarem de crescer é sinal que estão prontos a colher!
Para os colher basta pegar no cacho com a mão e, num movimento descendente, destacar os cogumelos do bloco.






O Eco Gumelo custa 12 € uma caixa e pode encomendar através do site   http://pt.gumelo.com.  Uma boa opção para presentes de Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário