quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Alimente a beleza da sua pele

O segredo da juventude pode estar na ponta do garfo. Mude os seus hábitos alimentares e comece desde já a prevenir o envelhecimento… de dentro para fora.
Uma pele perfeita, elástica e sem rugas é o sonho da maioria, se não de todas.




O QUE PODE FAZER:

Aposte nas proteínas magras. Diga adeus às carnes vermelhas e prefira carnes magras, como frango e peru (sem pele), e peixes como salmão, cavalinha, atum, sardinha, truta, tainha, bacalhau, cação, linguado e pescada branca. Além de terem poucas calorias, são ricos em ómega3. Consuma-os cozidos, grelhados ou assados em pouca gordura.

Opte por vegetais ricos em vitaminas. Brócolos, couve-de-bruxelas, couve-flor, cenoura, abóbora, espinafres, tomate, alho, cebola, aipo, alface, pimentão vermelho, feijão, espargos, abacates, cogumelos, abóboras, beringelas, couve, gengibre fresco e pepino são apenas alguns exemplos de vegetais cheios de vitaminas. Devem ser consumidos preferencialmente crus, ou então cozidos em pouca água ou no vapor.

Escolha frutas com poucas calorias. O consumo de fruta deve ser variado. “Apesar de toda a fruta conter açúcar sob a forma de frutose, cada tipo possui vitaminas específicas, sendo todas elas fundamentais na prática de uma alimentação equilibrada”, aconselha a nutricionista Rita Fonseca e Silva.
“Maçãs, pêras, laranjas limões, quivis, ameixas, melões e pêssegos têm, no entanto, um índice glicémico mais baixo, ou seja, o açúcar nelas contido é metabolizado de forma mais lenta, não provocando subidas súbitas de açúcar no sangue.” Prefira-as cruas e com casca e evite os sumos de fruta, que, pelo contrário, têm um índice glicémico alto e provocam uma subida repentina da glicose no sangue.

Prefira os grãos integrais. Aveia, cevada, feijões, lentilhas e soja são fonte de fibras. Consuma-os cozidos ou levemente tostados na frigideira.

Ingira muitos, muitos líquidos. A água deve ser ingerida em grandes quantidades, num mínimo de dois litros por dia, assim como o chá verde e as infusões, sempre sem açúcar. Quanto mais água ingerir mais hidratação assegura a partir de dentro e mais facilmente desintoxica o organismo de impurezas.

Tempere com ervas e especiarias aromáticas. Manjericão, erva-doce, hortelã, tomilho, açafrão, canela, colorau, louro... Sempre que possível, use ervas frescas, e só em último caso as versões desidratadas.

Cozinhe com gorduras mais saudáveis. Elimine os óleos alimentares da cozinha e passe a usar apenas azeite virgem nos cozinhados e temperos.

Renda-se aos fitoquímicos. Estas substâncias são produzidas naturalmente pelas plantas, para as proteger contra o meio ambiente. “Não sendo vitaminas nem minerais, não são essenciais à sobrevivência, mas contribuem para a nossa saúde, nomeadamente na prevenção de doenças graves, como as cardiovasculares ou o cancro”, esclarece Rita Fonseca e Silva.
Procure-os nas frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas, amoras, morangos, framboesas, legumes coloridos, sementes de soja, vinho tinto, cacau e chá verde.
Há substâncias que são especialmente importantes para a pele. Dizemos-lhe quais.

VITAMINA A. Essencial na formação e protecção dos tecidos e com efeito antioxidante. Está presente na gema de ovo, fígado e batata-doce.

VITAMINAS B. Importantes na manutenção da saúde da pele, unhas e cabelos, mucosas e sistema nervoso em geral. Estão presentes nos cereais integrais, gérmen de trigo, nozes e levedura de cerveja.

VITAMINA C. Previne a destruição das células por acção dos raios ultravioletas e ajuda a preservar a estrutura dos fibroblastos (fibras entrelaçadas da musculatura facial). Está presente nas frutas cítricas,  morangos, cerejas e tomate.

VITAMINA E. Antioxidante, previne a destruição celular por via dos radicais livres. A sua acção é potenciada se ingerida com selénio. Está presente no gérmen de trigo, espargos e castanhas.

SELÉNIO. Ajuda a pele a proteger-se e a manter-se firme. Está presente na carne, no fígado e nos grãos integrais.

MAGNÉSIO. Actua na formação das proteínas e ajuda a evitar o relaxamento dos músculos.

BETACAROTENO. É uma substância precursora da vitamina A, essencial na formação e recuperação dos tecidos, encontrada nas cenouras, abóbora e vegetais de folha verde-escura.

ZINCO. Ajuda a combater os radicais livres. Está presente nas algas, ostras, leite e farelo de trigo.

LICOPENO. Fitoquímico com propriedades antioxidantes que actua na cicatrização. Está presente no tomate,  morangos e melancia.

POLIFENÓIS. Fitoquímicos que evitam a formação de radicais livres e protegem os vasos sanguíneos, presentes nas uvas, vinho tinto, chá verde e ameixas.

ÓMEGA 3. Previne doenças cardiovasculares, protege a epiderme dos raios solares e tem influência na manutenção de um pH equilibrado. Está presente nos peixes gordos, no azeite e nos frutos secos.


Fonte: Revista Activa

Sem comentários:

Enviar um comentário