domingo, 6 de outubro de 2013

Restaurante CHEFE CORDEIRO

O chefe com duas estrelas Michelin abriu o primeiro restaurante em nome próprio. Comer directamente na mesa é uma das novidades.Almoço de negócios, jantar entre amigos, encontro romântico.
Se escolher ficar dentro do restaurante, poderá acompanhar praticamente todos os passos da elaboração do seu prato (ou dos outros, se a curiosidade lhe der para isso) porque a cozinha é aberta
 A transparência parte de uma ideia de convivência e partilha que é parte essencial da cozinha de José Cordeiro. "Se quiserem podem conversar, podem ir ao balcão, perguntar como se faz. existe até um kit com touca e bata para quem quiser entrar na cozinha e ver as coisas acontecer. 
 No passado dia 27 de Agosto abriu portas o Chefe Cordeiro. É isso mesmo, o nome do chefe é o nome do restaurante, para que não haja margem para dúvidas. 


A lista desdobra-se em várias opções para pequenos-almoços vagarosos, petiscos tardios ou para comer à grande, à antiga e transmontana. Há menu do dia - "como toda a gente tem hoje" - e mais uma novidade na lista das bebidas, as bebidas do dia. Dos sumos naturais às cervejas e aos espumantes (sempre o espumante português primeiro), ao champanhe, ao vinho verde, ao branco e ao tinto e a hipótese de pedir ajuda ao chefe de mesa para se orientar.
Chegam os pastéis de bacalhau (1,90? cada), gordos, para abrir o apetite. Ainda a fumegar, são crocantes por fora e suaves por dentro, bons adjectivos que partilham com os rissóis (2,60? cada). Têm algo de picante, muito de camarão, para ser trincado com vontade, a não deixar escapar a envolvência cremosa. 

O sushi bar conta ainda com ostras nacionais, risotos e arrozes de cabidela ou malandro de tamboril. Há muito por onde escolher mas as hipóteses inclinam-se para pratos que são familiares ao transmontano. O cachaço de vitela maronesa desfaz-se bem acompanhado pelos cuscos transmontanos (15,90?) e a posta à mirandesa com grelos e batatas a murro (17,50?). 

As sugestões do dia, de que servem de exemplo as pataniscas, a massada de peixe ou o arroz de pato, são pratos mais económicos, que andam pelos 9?.

Haverá  um grupo de mesas que  têm uma característica especial: a pedra foi feita a pedido e é onde se vai poder pôr a comida directamente. Como uma valente dose de carne com batata frita e molho com wasabi - depois a mesa é limpa e desinfectada para o cliente seguinte. Novidades para encontrar no novo espaço onde o chefe português aguarda a terceira estrela Michelin.
Chefe Cordeiro, Praça do Comércio 20/23. Das 9h30 à 00h30. 

Fonte: ionline

Sem comentários:

Enviar um comentário