quarta-feira, 14 de agosto de 2013

LIVROS PARA FÉRIAS


Como estamos em época de férias, deixo aqui alguns livros, para lerem nos momentos de descanso.


Vida Fabulosa, de Karen Scalf Linamen - Letras d’Ouro

Este livro ajuda todas as mulheres a ultrapassarem as mais diversas dificuldades e contrariedades do dia a dia, O segredo: bom humor e inspiração. São histórias reais, conselhos simples e fáceis de aplicar que ajudarão a manter a serenidade, fé e alegria nestes tempos mais controversos. Nenhuma mulher ficará indiferente.





D. Teresa de Távora - A Amante do Rei, de Sara Rodi - A Esfera dos Livros

Este é já o segundo romance histórico da autora. O primeiro foi D. Estefânia – Um Trágico Amor, mas desta vez D. Teresa de Távora , amante de D. José I, foi a eleita de Sara Rodi. Toda a história é contada com tal minúcia que leva os leitores a entrarem no século XVIII, época em que se deu o terramoto de 1755, a ascenção de Marquês de Pombal e o famoso Processo dos Távora, que levou à execução em praça pública de alguns dos nobres mais influentes de Portugal.

Antes do Adeus, de Susan Spencer- Wendel - Pergaminho

O relato em primeira pessoa de uma mulher e mãe que deseja viver ao máximo o tempo de vida que lhe resta. Em junho de 2011 foi-lhe diagnosticada esclerose lateral amiotófica, uma doença crónica que vai destruindo o sistema nervoso e muscular. Susan deixou o emprego para passar mais tempo junto de quem ama. Aproveitou para viajar com os filhos, o marido e com a melhor amiga. São muitos os episódios tristes, mas não deixa de ser uma história com muito otimismo, alegria e sentido de humor à mistura.



A Vida em Exame – Como nos Perdemos e nos Encontramos, de Stephen Grosz - Círculo de Leitores

Este livro fala-nos sobretudo na importância de ouvir. A verdade é que todos nós arranjamos histórias para contar e vamo-nos esquecendo de ouvir. No seu escritório de psicanálise Stephen Grosz passou os últimos 25 anos a desvendar sentimentos ocultos por detrás de comportamentos bastante enigmáticos. Todos esses anos, traduzidos em mais de 50 mil horas de conversa e de revelações sobre a psicologia da mente estão neste livro. São cerca de 30 histórias de mulheres enganadas, crianças incontroláveis, pais solitários, filhas assustadas, maridos hipócritas, mentirosos congénitos e tantas outras.


Meia-noite em Pequim, de Paul French - Bertrand Editora

Esta é a história de um homicídio, mas também de uma época de privilégios e escândalos, bares e casas de ópio, senhores da guerra e corrupção, rumores e superstições. Pamela Werner, filha de um ex-consul britânicop na China, é a mulher assassinada. Uma morte cujos detalhes chocaram Pequim. O autor deste livro retoma as investigações a este caso setenta e cinco anos.






Inferno, de Dan Brown - Bertrand Editora

Este é o grande regresso de Robert Langdon, o famoso simbologista de Harvard. De acordo com o autor este é o seu romance mais negro. Itália é o cenário de fundo à investigação levada a cabo em redor do clássico da literatura A Divina Comédia, de Dante Alighieri.




Madrugada Suja, de Miguel Sousa Tavares - Clube do Autor

Neste livro três histórias se cruzam. Vai desde uma aldeia deserta alentejana ao topo do poder. O retrato de um Portugal antigo cujos desenvolvimentos levaram ao estado do país atual. Um enredo de corrupção política que começa com uma noite de álcool entre estudantes que se transforma num pesadelo que perseguirá os seus protagonistas durante anos.







Lobo Vermelho, de Liza Marklund - Porto Editora

Lobo Vermelho é um policial nórdico em que a morte é protagonista. No Norte da Suécia, no pequeno povoado de Luleå, um jornalista é brutalmente assassinado… Para a repórter do Correio da Tarde de Estocolmo, Annika Bengtzon, não há qualquer dúvida de que o crime está relacionado com a investigação de um ataque a uma base aérea ocorrido nos anos sessenta. Seguem-se mais mortes acompanhadas de uma carta manuscrita aos familiares das vítimas. Contra ordens expressas do chefe, Annika decide continuar a investigação por sua própria conta e risco, envolvendo-se numa espiral de violência e terrorismo que tem por trás um grupo de seguidores da filosofia Mao que se autodenomina «As Feras». Chegará o momento crucial em que esta jovem repórter terá de tomar uma decisão fulcral, que mudará tudo.




Viver Depois de Ti, de Jojo Moyes - Porto Editora

O romance Viver Depois de Ti é uma história apaixonante que gira em torno da vida de Lou Clark, uma jovem decidida. Lou Clark sabe, por exemplo, quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa. Esta é também a história de Will Traynor, a quem um acidente de motociclo tirou o desejo de viver. A Will, tudo lhe parece triste e inútil e este sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre.



Luz Antiga de John Banville - Porto Editora


Luz Antiga é essencialmente um romance sobre memórias, paixões e perdas. ‘Existe alguma diferença entre a memória e a invenção?’ é a pergunta que alimenta este romance e persegue Alexander Cleave, um ator no crepúsculo da vida e da carreira, que recorda com pesar o seu primeiro – e talvez único – amor, assim como a morte da filha às mãos de uma depressão amorosa que Cleave não consegue aceitar ou entender. Este é um romance fascinante, escrito com a profundidade, o lirismo e o humor que caracterizam a obra de John Banville.


O Resgate do Tigre, de Colleen Houck - Arqueiro


Depois da Maldição do Tigre, o Resgate do Tigre é a continuação de uma saga inesquecível: esta é a história de Kelsey Hayes, um jovem que jamais poderia imaginar que as férias de verão dos seus dezoito anos lhe trariam experiências tão arrebatadoras. Depois de ter descoberto que Ren, o tigre branco a que tanto se afeiçoara no circo onde trabalhou, era um príncipe indiano e de o ter acompanhado à sua terra natal para o ajudar a quebrar uma maldição, regressa a casa, disposta a começar a faculdade e esquecê-lo. Todavia, depressa percebe que não vai ser fácil e, quando Ren é capturado, Kelsey ver-se-á obrigada a regressar à Índia para completar mais uma tarefa imposta por uma profecia antiga e descobrir uma forma de o salvar. Para isso, precisará da ajuda de Kishan, o irmão de Ren. A sua missão é resgatar e devolver a Ren a sua humanidade, uma tarefa que se revelará difícil.


Viver na Noite, por Dennis Lehane - Sextante Editora


O novo romance do norte-americano Dennis Lehane é uma história passada na cidade de Boston no ano de 1926. Nesta cidade as esquinas são palco de tiroteios, a bebida abunda nos bares e um homem decide deixar a sua marca no mundo. Joe Coughlin, o filho mais novo de um respeitável capitão da Polícia de Boston, há muito que voltou costas à sua educação severa e se rendeu ao lucro, à adrenalina e à notoriedade de ser um fora-da-lei, apesar de saber os riscos de uma vida de crime. O mote é: nunca confiar em ninguém – nem na família nem nos amigos, nem nas amantes nem nos inimigos. Uma história de amor, crime, vingança que cruza a traição e a redenção, a música e a morte, numa atmosfera de vício e pecado.


Insurgente, de Veronica Roth - Porto Editora


Uma escolha pode significar um sacrifício. Um sacrifício pode implicar uma derrota. Uma derrota pode ser um fardo. Um fardo pode tornar-se numa batalha. É por estas suposições que se traçam as linhas da história deste romance, envolto na personagem Tris Prior, que se vê confrontada por diversas facções e ideologias, e acaba por ficar com o estatuto de “divergente”. Um enredo em que, no fim, a guerra parece ser inevitável, “insurgente” é uma reflexão sobre a vida humana, sobre desilusões, desafios, amores e desamores.




O Segredo de Compostela, de Alberto S. Santos - Porto Editora

O Segredo de Compostela é um verdadeiro romance histórico, em que Prisciliano - líder carismático do século IV e pioneiro defensor da igualdade das mulheres e dos valores do Cristianismo primitivo – é protagonista num enredo que revela os segredos das peregrinações a Santiago de Compostela ao contar a história da catedral da cidade, e os segredos envoltos nas sepulturas e túmulos descobertos nas escavações. É um romance que envolve amores proibidos, ciúmes e intrigas, em que a religião é a névoa que paira constante sobre o enredo.



1 comentário: