domingo, 5 de maio de 2013

Secar Ervas Aromáticas...

Os meus vasinhos...

Mangericão fresco...tão fresco que os caracóis já lhe deram dentadinhas...

As ervas aromáticas estão no seu melhor imediatamente antes de florirem, sendo esta a melhor altura para as colher e secar. Escolha um dia seco e se possível, colha-as durante a manhã bem cedo, antes do sol as aquecer...

Ervas próprias para secar:  alecrim, coentros, endro, estragão, funcho, hortelã, louro, manjericão, oregãos, sálvia, segurelha, tomilho


Hortelã da ribeira

Também utilizada na culinária em sopas, saladas, etc... Usa-se a planta fresca ou seca na preparação de infusões ou óleos. Depois de seca é um ótimo repelente para  ratos.


Sementes secas de manjericão

Folhas e sumidades floridas são colhidas quando as flores começam a brotar.  Deve ser colocado  num local seco e com sol , podendo até ser plantado num vaso.


Alfazema com as suas flores azuladas
Todas as partes da planta são aromáticas. Os romanos utilizavam a alfazema para perfumar a água do banho. Devem ser colhidas entre Maio e Junho.

Coentros (ainda a rebentar)
Em Agosto aparecem as sementes. Embora a sua principal utilização seja a culinária, as sementes depois de secas ao sol e reduzidas a pó, são usadas em infusões e tinturas ou óleo essencial.
O coentro deve ser semeado entre o fim de Março e o fim de Abril, em local protegido e com sol.

Alecrim
Símbolo do amor e da felicidade desde a Idade Média, era usado em grinaldas  pelas noivas e oferecidas também aos convidados.
Desta planta retira-se um óleo essencial muito usado no fabrico de água de colónia.
Pega facilmente por estaca. Gosta de locais secos e abrigados. As floes brotam entre Maio e Junho.

Ponha as ervas aromáticas sobre um tabuleiro forrado com papel ou tecido de algodão, afastando-as bem e deixe-as secar entre 1-4 dias ao ar, até ficarem secas e quebradiças.. Não as deixe secar demais para não perderem o sabor...porque o cheirinho, esse, fica sempre.

alecrim em molho

Sem comentários:

Enviar um comentário