quarta-feira, 8 de maio de 2013

OS REMEDIOS DA AVÓ

Sabemos que nem sempre é seguro usar mezinhas caseiras. A boa notícia é que a ciência confirma que algumas funcionam mesmo.


Urtigas para as articulações

Antigamente usava-se a urtiga para tratar dores musculares e articulares. Como? Pondo a própria folha sobre a zona do corpo afetada.

E funciona? À partida parece que esfregar urtigas nas pernas é o pior que alguém se poderia lembrar de fazer tendo em conta que são bem conhecidas por deixarem aflitos de comichão os incautos que nelas se rocem no campo. Apesar disso, investigadores britânicos da Universidade de Plymouth conseguiram arranjar cobaias para esta pesquisa e concluíram que a rigidez associada ao reumatismo era significativamente diminuída com esta fricção. Parece que em áreas sem dor os químicos da urtiga provocam dor intensa, mas em áreas doridas, têm o efeito inverso. Os investigadores creem que isto acontece por bloqueio dos mecanismos que transmitem os sinais de dor. A boa notícia é que tomar comprimidos ou chá de urtigas também pode ajudar.

Alho para tratar verrugas
As verrugas resultam da presença de uma forma benigna do papilomavírus humano (HPV) na pele. São relativamente comuns e pouco perigosas, apesar de contagiosas. Geralmente desaparecem espontaneamente ao fim de um ou dois anos mas tendo em conta que são bastante feias, é legítimo querermos ver-nos livres delas mais cedo. A via médica consiste na sua eliminação através de cirurgia, laser, crioterapia ou outros métodos, mas há um remédio natural antigo que consiste em esfregar as verrugas com alho cru duas ou três vezes por dia. Em duas semanas, sensivelmente, as verrugas diminuem visivelmente.


E funciona? As virtudes antibacterianas e antivirais do alho são conhecidas. O alho produz um fitoquímico chamado alicina, poderoso antioxidante com capacidade de inibir a ação de alguns vírus como parece ser o caso do HPV associado às verrugas, e há, pelo menos, um estudo, publicado no International Journal of Dermatology, em 2005, a mencionar a eficácia do extrato de alho lipossolúvel sobre as verrugas. No entanto, esta mezinha requer alguns cuidados: convém certificar-se de que o alho cru não contacta a pele em redor da verruga pois há risco de irritação. O ideal é proteger a pele em redor da verruga com um penso ou cobri-la com vaselina.

Tomar bicarbonato de sódio para a azia
Antes de aparecerem os antiácidos em comprimidos, as nossas avós usavam o bicarbonato de sódio para combater a azia. Uma colher de café num copo de água era o antiácido caseiro de antigamente.

E funciona? Sim, não é por acaso que alguns antiácidos contêm bicarbonato de sódio na composição. O Ph neutro (próximo de 7) do bicarbonato ajuda a combater a acidez gástrica que está na origem da azia. O Dr. Oz confirma e recomenda o bicarbonato de sódio para o refluxo gástrico graças à sua capacidade de neutralizar os ácidos do estômago. Precaução: por ter alto teor de sódio o bicarbonato é contraindicado em quem sofra de hipertensão. E deve ser usado com parcimónia, já que em excesso poderá acabar por afetar o equilíbrio ácido básico do sangue, lembra o Dr. Oz.

(continua...)

Fonte "Revista Activa"

2 comentários:

  1. A do bicabornato já me era conhecida...A matriarca da família já usava isso há 100 anos!

    ResponderEliminar
  2. aqui há muitos anos também foi usado por nós ,quando o almocinho era gostoso.

    ResponderEliminar