segunda-feira, 27 de maio de 2013

Calorias & Colesterol...continuando

PEIXE,  MARISCOS E AVES

PEIXE

Para reduzir as gorduras na sua dieta, encontrará opções saudáveis entre os peixes e os mariscos e também nas aves.

Os peixes gordos de água fria como o salmão, a cavala e as sardinhas são uma excelente fonte de ácidos gordos ómega-3. Sendo uma gordura polinsaturada combate  as doenças coronárias e a hipertensão e ajuda a reduzir os níveis dos triglicéridos.
SALMÃO

Os peixes gordos são repletos de gorduras benéficas para o coração. São pobres em gorduras saturadas e colesterol. Tente no entanto limitar o consumo de peixes grandes (espadarte, tubarão, atum) pois, como se alimentam de outros peixes, podem acumular grandes quantidades de mercúrio.

As sardinhas enlatadas também são uma excelente fonte de cálcio, no entanto deve escorrar bem o óleo ou o azeite  antes de as consumir.
Para reduzir o óleo dos peixes enlatados, coloque-os num coador e lave-os, antes de usar.

Os peixes brancos (solha, bacalhau, perca, truta, peixe-gato) também são pobres em gordura. A maioria é rica em vitaminas B e alguns em vitaminas A, D e E.
BACALHAU

O peixe branco é muitas vezes vendidos em filetes mas, sendo um peixe magro e fino cozinham com muita facilidade. Pane-os antes de cozinhar. Passá-los por farinha é o suficiente para que fiquem menos quebradiços.
Não cozinhe o peixe em microondas se forem muito finos pois, cozinham rapidamente e a temperatura pode não ser a suficiente para matar os microorganismos.

MARISCO

Crustáceos (camarão lagosta, santola); Moluscos (ameijôas, vieiras, mexilhões, lulas e polvos).

O marisco é pobre em gordura saturada e rico em vitaminas e minerais mas, também rico em colesterol! A evitar por todos aqueles que têm de diminuir o seu nível de colesterol...No entanto, as vieiras e as lagostas são quase isentas de gordura e pobres em colesterol.

O marisco deteriora-se com muita facilidade por isso, deve cozinhá-lo no dia da compra ou use marisco congelado e coloque-o logo no congelador assim que chega a casa.

Cozinhe a vapor, grelhando ou salteando em azeite. Evite adicionar manteiga ou outros molhos ao marisco - fazer um cocktail é a melhor escolha.

AVES

Se já não pode com o frango, escolha outras aves mas, não esqueça de lhes retirar a pele e preferir sempre a parte do peito.

Antes de assar um frango, levante a pele da carne e esfregue com uma pasta de ervas (folhas de salva, tomilho, etc..). Dará mais sabor à carne e não à pele.
A carne branca do frango é mais pobre em calorias e gorduras saturadas e colesterol do que a carne escura.
As asas do frango têm pouca carne e muita gordura.

BIFE DE PERÚ SERVIDO COM LARANJA

 A carne de perú é uma excelente fonte de proteínas e vitaminas do grupo B.
Como o frango, o perú será mais saboroso se cozinhado com a pele mas retire-a antes de comer.
A melhor opção é o peito de perú. Cozinhe-o com ervas frescas e especiarias.
Atenção que o perú estufado absorve muita gordura.

Sem comentários:

Enviar um comentário