segunda-feira, 23 de julho de 2012

Conchas Recheadas

Hoje pela 1ª vez resolvi fazer estas conchas para o jantar.... e ficaram muito boas!

Conchas Recheadas com queijo ralado



250g conchas gigantes (meio pacote) - 4-5 pessoas
2 peitos de frango cozidos
tiras de bacon
3 cubos de espinafres picadas (congelados)
meio cubo de caldo de galinha
queijo ralado q.b.
oregãos q.b.

Cozer a massa conforme instruções (10 a 13 min) em bastante água.
Para o recheio cozi os peitos de frango no caldo de galinha e depois triturei no 1-2-3 juntamente com as tirinhas de bacon.
Fiz um refogado com cebola e alho e salteie o frango juntamente com os espinafres.
Rechear a massa polvilhar com oregãos e com o queijo ralado.
No fim juntei um fio de azeite e levei ao forno pré-aquecido a 180º para gratinar.

Bom apetite!

sábado, 21 de julho de 2012

Saindo de Férias...

Caros(as) Amigos(as) do Cantinho das Tias, estamos saindo de férias! Durante algum tempo o nosso blogue vai estar paradinho ou a meio gaz mas, sempre que puderem as tias darão aqui um pulinho...ATÉ BREVE!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bolo com creme de café

Este bolo que aqui deixo é uma base óptima para fazer "bolos de aniversário" pois, é um bolo fôfo e saboroso e qualquer recheio ou cobertura aqui fica bem.



Ingredientes: 150 grs de margarina; 180 grs de açúcar; 200 grs de farinha; 3 ovos; 1 cplher de sobremesa de fermento em pó;  0,5 dl de leite
Derreter a margarina e misturar com o açúcar. Bate-se tudo junto e acrescenta-se 1 ovo de cada  vez. Quando tudo estiver tudo bem ligado, adicionar a pouco e pouco o leite e a farinha peneirada com o fermento.
Unta-se uma forma e deita-se a massa que vai a cozer em forno 180 graus durante +/- 30 minutos.
Convém tapar a forma com uma folha de papel  vegetal untada para que não escureça muito.
Diexa-se esfriar o bolo e barra-se por dentro e por fora com creme a gosto.
Neste caso usei  o “creme de café” que também já deixei a receita aqui no blogue.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Bifes em vinho tinto

Ontem foi dia de bifinhos ao jantar e lembrei-me desta receita que em tempos tinha tirado de um fascículo da coleção "A Boa Cozinha" da Plátano. É também uma boa opção para quando se está de férias e se tem de cozinhar e sobretudo quando os ingredientes para temperar não abundam...






Para: 4 pessoas
Ingredientes: 4 bifes de vitela ou de porco; 2 colheres de chá de óleo; 2 dentes de alho esmagados; 1,5 dl de vinho tinto; 1 colher de sopa de açúcar mascavado; sal pouco e pimenta q.b.

Preparar uma marinada, colocando os alhos, o vinho tinto e o açúcar numa travessa. Adicionar os bifes temperados com sal (pouco, por causa do vinho) e pimenta. Deixar marinar durante 10 minutos +/-

Aquecer o óleo na frigideira e fritar os bifes em lume forte de ambos os lados 1-2 minutos ou até ficarem a
gosto. Retirar os bifes (manter quentes) e adicionar a marinada na frigideira. Deixar reduzir o líquido para metade.Deite sobre os bifes e sirva.
Como sugestão, creio que vai bem com esparguete ou massa fettucine e legumes salteados.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

FESTIVAL DO CARACOL SALOIO

Amigas e amigos do  caracol, é aproveitar e saborear esta iguaria feita de maneiras tão diversas: rissóis de caracol, escabeche de caracóis, favada de caracoleta; caracóis na tiborna; caldeirada de caracóis, feijoada de caracóis, caracoleta assada na telha,etc...Para além das 11 tasquinhas, ainda há uma feira de artesanato e animação musical todas as noites até 29 de Julho!
A tia recomenda pois,  mais uma vez, já lá foi provar o petisco este ano!

Festival do Caracol Saloio, de 13 a 29 de Julho, no parque de estacionamento contíguo ao Pavilhão Paz e Amizade (Loures)

Bolos de anis

Para quem gosta de anis, aqui fica a receita de uns bolinhos bons para o lanche acompanhados de um chá frio ou sumo fresquinhos, que hoje o calor aperta!



Ingredientes: 500 grs de farinha; 300 grs de açúcar; 3 ovos; 100 grs de margarina; 1 cálice de anis; uma colher (de chá) de fermento em pó; raspas de casca de 1 limão

Bate-se a margarina derretida com o açúcar e os ovos inteiros, até formar um creme. Adiciona-se a raspa do limão e o anis. Por fim, mistura-se a farinha peneirada com o fermento a pouco e pouco, até se poder amassar com as mãos. Tendem-se uns bolinhos do feitio que se quiser e leva-se ao forno, num tabuleiro untado e polvilhado de farinha.
Cozem forno moderado cerca de 15 minutos. Polvilham-se depois com açúcar.

Receita: ABC da Culinária de Etelvina L.Almeida

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Salada Waldorf


No cantinho das saladinhas, lembrei-me de experimentar hoje a célebre e americana salada inventada no não menos famoso Hotel Waldorf Astoria. Que segundo parece servia de acompanhamento a uma bela carninha de pato ou porco...Por aqui serviu como entrada.
 Esta salada  é composta por maçã, aipo e avelãs...como aqui por casa não somos apreciadores do gosto amargo do aipo, substituí por  1 talo de alho francês (a parte branca) cortado em rodelas muito fininhas e agora sim, ficou bem mais ao nosso gosto.



Para: 6 pessoas
Ingredientes: 3 maçãs riscadinhas; 2 colheres de sopa de sumo de limão; 1 colher de chá de açúcar; 1,5 dl de maionese; ½ cabeça de aipo (ou 1 alho francês); 50 grs de avelãs; 1 alface
Cortar 1 maçã em rodelas e as restantes em cubos. Faça um molho com o sumo de limão, o açúcar e uma colher de sopa de maionese. Passe neste molho as rodelas de maça e reserve.
Ao mesmo molho junte a restante maionese e deite os cubos de maçã, as avelãs e o alho francês às rodelas (ou o aipo) e os cubos de maçã.
Diusponha as folhas de alface numa saladeira e deite a mistura da salada no meio rodeada pelas rodelas de maçã. Depois levei ao frigorífico durante +/- 30m porque gosto dela fresquinha.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Autoestradas...vamos de férias!

Conselhos das tias...aprender as regras; evitar os perigos.
Ao conduzir numa autoestrada (se a sua bolsa o permitir, com as taxas atuais), lembre-se de que o trânsito se faz a uma velocidade superior à de uma estrada vulgar. Mantenha a concentração e sirva-se dos retrovisores do automóvel.
Na condução em autoestradas aplicam-se regras especiais: transgredi-las pode significar uma elevada multa ou a apreensão da carta de condução:
-não faça inversão de marcha nem inversão de sentido. Se se enganar na saída, prossiga até à saída seguinte;
-não recolha nem largue passageiros ou viajantes à boleia em qualquer ponto da autoestrada, incluindo acessos e saídas;
-não pare na berma, exceto em caso de emergência, avaria, acidente ou doença. Mesmo nesse caso não permaneça na berma mais do que o tempo necessário;
-não conduza demasiado próximo do veículo da frente, sobretudo em dias de chuva ou nevoeiro.

sábado, 7 de julho de 2012

Bolo de leite





Ingredientes:  20 colheres de sopa rasas de açúcar branco; 20 colheres de sopa rasas de farinha; 2 colheres de sobremesa de fermento em pó; seis colheres de sopa de margarina; 4 ovos; duas chávenas de chá de leite
Bate-se o açúcar com a margarina até formar creme. Juntam-se as gemas uma a uma e vai-se batendo entre cada adição.
Deita-se a farinha com o fermento , entrecalando com o leite. Por fim juntam-se as claras bem batidas em castelo.
Leva-se a cozer a 180 graus durante +/- 30 minutos  (verificar se o palito sai seco).
Desenforma-se ainda quente e depois é só servir fatiado ao lanchinho.

Nota:  receita tirada do “ABC da Culinária” de Etelvina. L.Almeida

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Salada de queijo com pinhões

Uma salada fria sabe sempre bem. Esta fez parte do jantar de ontem e teve como finalidade aproveitar certos ingredientes de pouca duração que estavam no frigorífico...entre eles o requeijão e a alface. 
A sugestão é do Chef Henrique Sá Pessoa que utilizou queijo chévre. À  falta do dito, aproveitei o tal do requeijão por isso, ficou com um aspeto um pouco mais empapado mas, saboroso à mesma.

Ingredientes: salada verde ( a gosto); 1 queijo chévre; 2 maçãs golden; 1 mão cheia de pinhões descascados;
 (molho para a salada): 1 colher de sopa de mel; 1 colher de sobremesa de mostarda; sumo de 1/2 limão; azeite q.b.

E a minha ficou assim:

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Chili com carne à minha moda


Com os teenagers em casa em tempo de férias, é sempre difícil planear refeições que os satisfaçam...Este prato habitualmente agrada a quase todos. É simples, não é demorado na sua confeção e rende...rende...sobretudo se os amigos dos teenagers aparecerem também para almoçar!
Há que ter apenas cuidado com o picante, nem todos gostam mas, também é algo que se pode temperar já no prato.
Ingredientes: (4-6 Pessoas)
750 grs de carne picada (a receita original é com carne aos bocadinhos mas, eu gosto mais assim);
2 cebolas; 3 dentes de alho; 4 colheres de sopa de óleo; sal; 1 malagueta; 1 lata de feijão encarnado das maiores (cerca 545 grs); 1 lata de tomate das pequenas; 2 colheres de sopa de polpa de tomate; 2 dl de caldo de carne; cominhos q.b.; oregãos q.b.; 1 colher de sobremesa de molho inglês

Numa frigideira larga, deitar o óleo, a cebola picadinha e os dentes de alho socados. Quando a cebola estiver translúcida, deita-se a carne e frita-se até alourar. Retira-se as sementes da malagueta e corta-se aos bocadinhos juntando-os à carne.
Rega-se tudo com o molho da carne (2 dl de água  e 1 caldo knorr) e deixa-se apurar uns minutinhos

Junta-se a lata do tomate (ou 3 tomates madurinhos)  e a polpa do tomate. Deixa-se estufar em lume brando durante algum tempo, até o tomate estar cozido. Vai-se deitando mais água quente aos poucos se necessário.
Junta-se a lata do feijão (depois de passado por água fria) e mistura-se tudo muito bem mais uns minutinhos. Deitam-se as especiarias ( um pouco de cominhos, oregãos) e o molho inglês e acerta-se o sal a gosto.

Serve-se com arroz à crioula.



Bon Appétit!

FESTAS DO MAR - CASCAIS






Rui Veloso, Paulo Gonzo, André Sardet, Boss AC, Ana Moura, David Fonseca e Pedro Abrunhosa, são alguns os artistas nacionais que vão marcar presença e trazer o melhor da música portuguesa a Cascais.

Jovens talentos vão estar em destaque este ano nas Festas do Mar, com bandas locais a ocupar as primeiras partes dos concertos trazendo muita música e animação à Baía de Cascais.

E para que não perder um só momento da melhor música, a RFF, rádio oficial das Festas do Mar, asseguram, pela primeira vez, a transmissão em directo de todos os concertos que vão passar pela baía.



Programa

Sexta feira |17 Ana Free + Ronan Keating

Sábado | 18 João Só e Abandonados + Paulo Gonzo

Domingo |19 HMB + Rui Veloso

Segunda | 20 Boss AC

Terça | 21 Ana Moura

Quarta | 22 Brando Fel + André Sardet

Quinta | 23 Sara Paço + Azeitonas + Miguel Angelo

Sexta 24 | Adriana + David Fonseca

Sábado | 25 Mikkel Solnado + Pedro Abrunhosa

Domingo | 26 Ténis Bar + Zélia Duncan


Os concertos estão previstos a partir das 20h30. Fogo-de-artifício dias 17, 18, 25 e 26.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Aromaterapia

"Aroma da Terra" é uma empresa portuguesa que vende produtos naturais de cosmética e higiene. Os produtos são vendidos através de revendedores individuais.
Deixo aqui o site que me parece conter produtos interessantes:  http://www.aroma-terra.pt

Entre eles venho sugerir, através de uma amiga e revendedora (Julieta Santos) este frasquinho de "essência activante" que parece fazer milagres, especialmente numa altura do ano, em que aparecem tantas dores de cabeça devido ao stress e tantas constipações por causa do arcondicionado.
Caso queiram experimentar fica aqui o contacto da revendedora: Julieta.lopes.santos.52@hotmail.com

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Gelado de baunilha

Eu sei que não devemos abusar destas coisinhas doces mas, Verão é sinónimo de calor ou, pelo menos deveria ser...e sendo assim, não há nada como saborear um geladinho e...se for feito em casa ainda melhor! Pelo menos é diferente e não existe sabor igual no mercado.
Aqui vai uma receita muito simples mas que pode depois ser enriquecida na hora de servir, com chocolate derretido, chantilly, doces de fruta, etc...

Ingredientes (6 pessoas): 2,5 dl de leite; 1 ovo; 2 gemas; 100 grs de açúcar; 2,5 dl de natas; 1 vagem ou 2 colheres (chá)  de aroma de baunilha

Se usar a vagem de baunilha, leve-a ao lume a ferver no leite. Retire e deixe de infusão +/- 15 minutos para aromatizar bem. Se usar aroma, não necessita de levar o leite previamente ao lume e pode começar por:

Numa tigela, bata o ovo com as gemas e o açúcar muito bem, até obter uma mistura cremosa. Adicione o leite e o aroma de baunilha e leve ao lume brando, mexendo sempre muito bem até a mistura formar uma película fina na colher. Deite numa tigela e deixe arrefecer.

Bata as natas frias até estas estarem cremosas mas, não duras, e junte-as com cuidado ao creme anterior.
Deite a mistura em cuvetes para gelados individuais ou apenas numa forma, como foi o caso. Cubra com uma folha de alumínio e leve ao congelador.

Passado uma hora +/- volte a mexer o gelado e deixe novamente no congelador até ficar firme (+/- 3 horas).
Sirva em taças a gosto.

domingo, 1 de julho de 2012

Frango ao conhaque


Ora, ao fim de 3 dias, aqui fica uma sugestão para o próximo jantarinho...Franguinho que calha sempre bem...


Peço desculpa por a imagem não ser muito boa mas, a máquina encravou e só consegui fazer em video...mais a baixo vai uma imagem um bocadinho distorcida...mas a imaginação, é tudo!



Ingredientes:  1 frango (cortado em pedaços; 0,5 dl de azeite; 1 colher (sopa) de margarina; um cálice de conhaque ( ou na falta deste, vnho do Porto); 2 dentes de alho; 2 ou 3 tomates maduros; pimenta q.b.; sal q.b.; 1 folha de louro; 1 caldo knorr
Com o frango cortado aos pedaços, bem enxutos,  tempera-se com um pouco de  pimenta e passam--se ligeiramente por farinha.
Põe-se o tacho ao lume com o azeite e a margarina e os dentes de alho e uma folha de louro (se gostar). Deixa-se o frango tomar cor com o tacho tapado  e depois de lourinho, rega-se com o conhaque.
Acrescenta-se o tomate limpo de sementes e cortado aos quadradinhos.Quando o tomate estiver cozido, deita-se duas chávemas de água quente e um caldo knorr natura (ou de galinha). Deixa-se acabar de cozinhar.
Serve-se com arroz branco ou apenas  fatias de pão frito.