quinta-feira, 17 de maio de 2012

QUINTA-FEIRA DA ESPIGA




Quinta-Feira da Espiga é o dia da Ascenção, ocorre 40 dias depois da Páscoa e é sempre a uma quinta-feira. Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas, vão para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres. Com elas, formam um ramo com: espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas,pampilhos, etc. Cada elemento do ramo simboliza um desejo:
ESPIGA: Que haja pão (isto é , que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar)

OLIVEIRA: Que haja paz (a pomba da paz tráz no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz divina (dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira)

FLORES (malmequeres, papoilas, etc.)  Que haja alegria (simbolizada pela cor das flores, o malmequer ainda traz ouro e prata , a papoila traz amor e vida e o alecrim traz saúde e força)

O ramo é guardado ao longo de uma ano, até ao dia da espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa (uns dizem atraz da porta de entrada, outros atraz da porta da cozinha).

2 comentários:

  1. Podiam ter vindo aqui, ao campo, fazer os raminhos "in loco"...para o ano faço-os e mando a cobrar, OK?LOL

    ResponderEliminar
  2. oh tia que falha, pois é podiamos ter ido aí comemorar, iamos ao campo e faziamos o raminho da espiga. Fica já combinado para o ano.

    ResponderEliminar