quinta-feira, 31 de maio de 2012

Polvo no forno à algarvia


 Deixo aqui uma receita que costumo fazer sempre que me apetece polvo. É fácil, rápida e muito saborosa ou, não viesse ela da zona do Algarve...Geralmente uso polvo congelado e também já elaborei este prato com tentáculos de potra que ficam a metade do preço e também muito bom...



Ingredientes: 1,200 kg polvo (pelo menos); 600 gr de  batatas; 1 tomate;1cebola;1/2 pimento; 8 colheres sopa azeite; 3 colheres sopa vinho tinto; sal. grosso q.b.

Preparação:
Cozem-se o polvo e as batatas.Quando o polvo estiver cozido, separam-se os tentáculos e colocam-se num pirex ou tabuleiro para ir ao forno juntamente com as batatas cortadas aos quartos ou às metades.
Entretanto, à parte faz-se um refogado leve com metade do azeite e a cebola às rodelas, o tomate sem pele e picado, o pimento às tiras e sal.Antes de estar completamente apurado, junta-se o vinho tinto.
Deita-se  este refogado sobre o polvo e vai ao forno a tostar durante alguns minutos.

Nota1:o polvo congelado  cozinha-se com mais facilidade. Se o polvo estiver fresco, deve mergulhar-se em água a ferver e quando levantar novamente fervura retira-se e volta-se a mergulhar. Repita esta operação mais 2 vezes e verificará que o polco ficará macio e antecipará a cozedura.
Curiosidade: embora pescado em toda a costa algarvia, o império do polvo é Santa Luzia, em Tavira.
Nota2: receita do festival de gastronomia de Santarém

1 comentário: