terça-feira, 8 de maio de 2012

Lasanha Mariachi

Na verdade o nome original da receita é "Lasanha Mexicana", mas resolvi acrescentar o "Mariachi" para dar mais salero à coisa. Espero que a autora não se importe! Esta é mais uma receita do livro Velocidade Colher, de que já falei aqui a propósito da receita de Carne Espiritual (lá em casa já experimentámos várias receitas deste livro e têm sido todas bastante boas). Trata-se de uma lasanha feita com nachos em vez das habituais placas de massa, e que leva feijão preto e pimento para dar o tal toque "mariachi". No fundo é um mix entre lasanha e chili... se gostam destas duas iguarias, experimentem!



Eu fiz na Bimby, mas deixo-vos aqui a receita em versão tradicional:

 1 cebola grande, cortada em quartos
1 dente de alho
1 pimento vermelho
400 g tomate maduro
25 g azeite
500 g carne picada
50 g bacon em cubos
40 g tequila
1 c. chá de cominhos
Tabasco q.b.
Sal q.b.
600 g feijão preto cozido, escorrido
240 nachos Tex-Mex
Queijo ralado q.b. para polvilhar

Béchamel:
400 g leite
40 g farinha de trigo integral
15 g azeite
Sal q.b.
Pimenta preta moída na hora q.b.

Pique a cebola, o alho e o pimento e refogue no azeite até a cebola murchar. Adicione o tomate pelado, partido em pedaços, e deixe cozinhar uns minutos. Triture o molhe até obter uma mistura homogénea. Adicione a carne, o bacon, a tequila e os temperos e cozinhe por uns 10 minutos. Por fim, junte o feijão, deixe levantar fervura e reduza para lume brando, durante mais uns 8 minutos. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Para o molho béchamel, aqueça o azeite e junte a farinha, Mexa bem, até que a farinha coza. Vá juntando o leite aos poucos, mexendo sempre entre cada adição para não formar grumos, mantendo o lume brando. Quando o leite terminar, o molho deve estar homogéneo. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Reserve.

Num pyrex, comece com uma camada de carne e feijão, cubra com uma camada de nachos e vá alternando até terminar os ingredientes, deixando os nachos à superfície. Cubra a última camada de nachos com o molho béchamel, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 180ºC por 30 minutos. 

Algumas notas: não tinha tequila em casa, por isso usei cachaça e penso que não deve ter feito muita diferença. Se não quiserem ter o trabalho de fazer o béchamel, julgo que o de compra também deve resultar... com a Bimby é bem mais fácil fazer em casa e fica perfeito, mas à falta de Bimby os pacotinhos são sempre bem-vindos. Quanto ao queijo, usei uma mistura de mozzarella e cheddar, que os mexicanos também usam muito (quer dizer, acho que usam... nunca fui ao México, mas já fui à Cantina Mariachi e pelo menos lá é assim!). Ah, e para quem tem dúvidas sobre os nachos, não há que enganar. São assim como estes:


4 comentários:

  1. Eu sou fã de comida Mexicana, muito estranho porque não gosto de picante, é verdade , mas gosto, tento é não pôr picante. Vou fazer de certeza, e a acompanhar uma sangria fresquinha que o Tio faz tão bem.

    ResponderEliminar
  2. Já me está a crescer água na boca...Venha de lá a sangria, já!

    ResponderEliminar
  3. O picante a gente põe a quantidade que gostar. É à vontade do freguês! A minha não estava muito picante que eu também não tenho grande tolerância aos picantes. Mas se exagerarmos na dose, a sangria ajuda a disfarçar ;o)

    ResponderEliminar
  4. Os 240 nachos é que me deixam a pensar...quantos pacotes terei de comprar???É que os ditos pacotes vêm em gramas...

    ResponderEliminar