quarta-feira, 9 de maio de 2012

Arroz de príncipe

Continuando em "linha" com o arroz, vejo sugerir-lhes um arroz doce diferente que realmente é digno de oferecer a um príncipe...Sim, aposto que o Príncipe Carlos nunca comeu um "rice pudding" assim tão bom!

Ingredientes: 250 gr de arroz; 1 lt de água; 6 dl de leite; uma vagem de baunilha; 500 grs de açúcar branco; 200 grs de amêndoa; 4 gemas de ovos; cerejas cristalizadas

Leva-se ao lume a água com a vagem de baunilha (*) e retira-se passado 5 minutos de fervura. Deita-se de imediato o arroz e deixa-se abrir e cozer até absorver toda a água.
Deita-se depois o leite a ferver para não deixar arrefecer o arroz do tacho. Junta-se o açúcar e as amêndoas peladas e picadas na picadora (portanto, em pó).E deixa-se ferver por mais uns minutos, mexendo sempre.
Adicionam-se as gemas (batidas primeiro à parte com um pouco do arroz do tacho, para não talharem) e retira-se logo do lume.
Serve-se o arroz em tacinhas, decoradas com uma cereja cristalizada a que previamente se retirou o açúcar.(**)

(*)em vez da vagem de baunilha, utilizei 1 colher de café de aroma de baunilha da marca "littlepod" que por acaso me foi oferecido pela minha filha e comprado numa lojinha gourmet de que mais adiante vos hei-de falar.
(**) para retirar o açúcar das cerejas, basta mergulhá-las numa tacinha com água quente e retirar logo de seguida


Nota: receita do livro "A B C da Culinária" de Etelvina Lopes de Almeida.

1 comentário: