quinta-feira, 26 de abril de 2012

Queques de limão e chantilly


Para não estragar uma oferta de limões que apareceu cá por casa, decidi experimentar algumas sobremesas...aqui ficam estes queques:


Ingredientes
·    1  chávena de açúcar + 2 c. de sopa, 5 ovos, 3/4 de chávena de farinha,1/4 de chávena de sumo de limão,raspa de limão q.b.,  3/4 de chávena de leite + 2 colheres de leite,1 pitada de sal.,   chantilly   (0pcional)

Preparação
·         Aquecer o formo a 170 graus. Untar 6 ramekins ou 6 tigelas que possam ir ao forno ou 10 forminhas de queques.
·         Misturar a chávena de açúcar com as gemas, a farinha, o sumo e a raspa do limão. Depois de bem batido juntar o leite, bater com as varas.
·         Entretanto deitar uma pitada de sal nas claras e bater em castelo e no fim juntar 2 colheres de sopa de açúcar.
·         Envolver na primeira mistura com cuidado.
·         Dividir o preparado pelos formas e levar a cozer no forno em banho maria até a parte de cima estar dourada. (+/- 15 m). Servir frio simples ou com umas colheres chantilly.

Nota: a massa destes queques fica fôfa e costuma reduzir bastante depois de tirar do forno. Eu utilizei os ramekins e como a massa reduz bastante ficaram um pouco lá fundo... 

5 comentários:

  1. desculpa lá Tielia, mas o que é isso dos ramekins? é as taças...
    Desculpem a minha ignorância mas nunca tal tinha ouvido falar.
    Mas devem ter ficado bons.

    ResponderEliminar
  2. Tiélia eu estou com a Tia tareca também não sei o que são ramekins , ora explique sff. São taças especiais de ir ao forno ? Bom seja o que for , os queques têm muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  3. Sim migas, ramekins são pequenas taças de louça que vão ao forno - para fazer tipo "pequenos souiffflés" individuais...quer doces, quer salgados, espreitem aqui:http://receberecelebrar.blogspot.pt.

    ResponderEliminar
  4. Eu sonho com o dia em que a Tiélia aparece aqui no escritório com um bolinho destes (ou outro) à hora do lanche. Sonho!

    ResponderEliminar
  5. Não seja por isso...próximo cafezinho na esplanada levo um cupcake!:-)

    ResponderEliminar