terça-feira, 24 de abril de 2012

Este bolo relincha e galopa

E "marchou" direitinho para as nossas barrigas no dia em que o Laranjito fez 9 meses! A Avó Mita estava cá nessa semana e foi ela que fez o bolo de cavalinho com a forma que tínhamos comprado no IKEA. A receita (que a Tiélia e a Tia Tareca provaram quando vieram cá a casa conhecer o meu pequeno - no dia em que ele fez 2 meses, lembram-se?) é de cenoura e amêndoa, faz parte do caderno de receitas da avó e desta vez teve direito a uma apresentação mais artística.Ora aqui está o animal:


E aqui fica a receita...

6 ovos
o peso dos ovos em açúcar (ou cerca de 250 g)
100 g de amêndoa pelada e ralada
1 colher de sopa de farinha
2 cenouras raladas (cruas)

Juntam-se todos os ingredientes excepto as claras, que se batem em castelo e se misturam no fim. Vai a cozer a 180º durante mais ou menos meia hora (mas atenção que neste caso fez-se apenas metade da receita, por isso para mais quantidade pode ser preciso mais tempo).

Depois a avó fez um creme com...
1/2litro de leite
100 g de açúcar
75 g de farinha
uma casca de limão
um pau de canela
4 gemas

Mistura-se tudo menos as gemas, e leva-se ao lume até engrossar. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco, e só depois se juntam as gemas. O cavalinho foi então barrado com este creme, polvilhado com amêndoa ralada e decorado com o que havia em casa. O Laranjito achou-lhe muita graça, como sempre quis logo deitar-lhe a mão! Só que ainda não foi desta que ele provou o bolo, já estava a dormir quando o partimos... mas para não me acusarem de ser uma mãe desnaturada, posso dizer que teve direito a provar umas colherzinhas do creme quando a avó estava a terminá-lo. E adorou!

4 comentários:

  1. Isto não é um bolo...É um "colchaozinho de bébé"!A massa só leva 1 colher de farinha? Fico contente por saber que o Laranjito afinal lá lambeu qualquer coisinha...

    ResponderEliminar
  2. se me lembro, estava muito bom realmente.
    Logo que tenha oportunidade vou experimentar, claro que vai ser em forma normal, já que cá em casa já não tenhamos meninos pequeninos.
    A Sarita é concerteza uma mãe muito dedicada, ia lá deixar o Laranjito não lamber um pouquito do seu bolinho de aniversário.

    ResponderEliminar
  3. Até que enfim que o pequeno laranjito teve direito a provar algo do seu bolo.

    ResponderEliminar
  4. Tias, ele entretanto já provou umas migalhinhas de outo bolo feito pela outra avó. Um bolo de courgette! Quando tiver tempo deixo aqui a receita, prometo. Tiélia, a receita diz que é mesmo só uma colher de farinha, posso confirmar mas penso que não está enganado.

    ResponderEliminar