quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ervilhas com ovos escalfados


 (à moda da avó)


 Depois do lanchinho do "porquinho", uma refeição mais moderada...
Para: 4 pessoas

Ingredientes: 1 cebola picada,4 dentes de alho picados, 2 colheres sopa de azeite, 1 chouriço de carne às rodelas (tipo alentejano), 1, 200Kg ervilhas congeladas,1 caldo knorr natura,sal q.b., 1 raminho de salsa, 2 c. chá de açúcar

Numa caçarola deita-se o azeite, a cebola picada e os alhos  também picados, vai ao lume brando. Quando a cebola começar a ficar translúcida, deita-se o chouriço cortado às rodelas e deixa-se estufar uns minutos para o chouriço alourar .
De seguida juntam-se as ervilhas (lavadas e escorridas) e tapa-se a caçarola. Vai-se  virando as ervilhas com a caçarola tapada (abanando  a caçarola)  para não queimar (+/- 5 m). Não se deve nunca usar a colher de pau para não “encruar” as ervilhas.
À parte põe-se a chaleira com a água a ferver para deitar por cima ds ervilhas.Deita-se a água a ferver até um pouco acima do nível das ervilhas. Deixa-se cozer as ervilhase  até estarem tenras ( +/- 20 m). Por fim, deita-se o  caldo knorr de carne e uma pitada de sal e 2 colheres de chá de açúcar por causa da acidez e ferve mais uns minutos.
Depois de apuradinhas, convém ficar com algum caldo (se necessário junta-se mais um pouco de água quente) deitam-se os ovos e deixam-se escalfar a gosto. Apaga-se o lume e deita-se a salsa picada antes de servir.

6 comentários:

  1. Este prato de ervilhas gosto muito! Se não tivesse jantado, já marchava!

    ResponderEliminar
  2. Já tenho saudades de um prato destes, aqui em casa ninguém gosta, eu comia na casa dos meus pais, tiélia, tenho que ir ter contigo para comer umas ervilhas.

    ResponderEliminar
  3. Combinado...próximo almoço . uma ervilhada de tias.LOL

    ResponderEliminar
  4. Por acaso nessa ervilhada de tias eu não entrava com grande vontade... ;) Mas podem fazer outra coisa para mim e convidar-me na mesma, que eu vou!

    ResponderEliminar
  5. Para a Tia Laranjita sai um soufflé...OK?

    ResponderEliminar