sexta-feira, 23 de março de 2012

Torta de Banana e Nozes


Ontem tivemos mais um almoço agradável entre amigos e antigos colegas cá em casa. E para adoçar ainda mais o momento, fizemos uma torta para a sobremesa. Aqui a partilho.

Ingredientes:

Massa da torta: 4 ovos, 1 chávena e meia de açúcar, 1 pitada de sal, raspa de limão, 1 chávena e meia de nozes picadas,1 chávena de farinha, 1 colher sobremesa de fermento

Bate-se bem as 4 gemas com a chávena e meia de açúcar e uma pitada de sal fino. Junta-se a raspa do limão e depois as 4 claras batidas em castelo, a chávena e meia das nozes picadas e por fim a chávena de farinha com o fermento.

Deita-se esta massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com margarina e vai ao forno a cozer, 180º cerca de 10-15 minutos. Não se deve deixar a massa cozer demasiado para não ficar muito dura. Depois de cozida volta-se o tabuleiro sobre papel vegetal (ou um pano) polvilhado de açúcar e recheia-se.

Recheio:4 a 6 bananas maduras, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sumo de limão e outra de rum ou cognac

Esmagam-se as bananas maduras com 1 garfo (de preferência de madeira), mistura-se o açúcar, o sumo de limão e o rum ou cognac.

Depois de rechear a torta, enrola-se com a ajuda do papel vegetal e enfeita-se com glacé de açúcar e limão,e decora-se a gosto e deixa-se secar..

Nota: se decorar com rodelas de banana como eu, não esqueça de as passar antes por sumo de limão para que não escureçam.

4 comentários: