segunda-feira, 5 de março de 2012

Souflé de Peixe


 
(receita retirada de um livro antigo da vaqueiro)

Coza  postas ou filetes (peixe gato) de pescada  em água  temperada com sal ou em caldo de peixe. Depois de cozido esmague o peixe com um garfo. À parte, derreta 50 g de margarina polvilhe com 50 g de farinha e deixe cozer sem ganhar cor. Regue com 2,5 dl de leite frio e deixe cozer e engrossar, mexendo sempre. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Fora do lume, junte o puré de peixe, 4 gemas e uma colher de sopa  de queijo ralado. Bata 4 claras em castelo bem firme e junte-as suavemente ao preparado anterior. Deite tudo numa forma de souflé previamente untada e polvilhada de farinha e leve a cozer em forno aquecido a 200º C. Deixe cozer cerca de 30 a 45 minutos conforme seja o seu forno, mas para ter a certeza de que está cozido, faça o teste do palito nunca falha. Quando retirar do forno sirva imediatamente. Acompanhe com uma salada e um bom vinho branco na temperatura ideal.



Peço desculpa pela fotografia, mas os meus adolescentes estava esfomeados, tinham chegado de um  treino intenso de Voleibol e a fome era muita.


4 comentários:

  1. Experimenta, é muito bom, aqui em casa nunca chega é sempre pouco. Não dá trabalho a fazer tem que se sujar é pelo menos 2 tachos, um para cozer o peixe e outro para misturar as coisas. Eu faço quase sempre com os filetes de peixe gato, para ser mais rápido.

    ResponderEliminar
  2. A tia também vai experimentar um dia destes...é o tipo de prato "soft" que eu gosto! Não faço hoje porque o tio e o sobrinho têm andado a comer muito peixinho ultimamente...Por isso, hoje é carninha!

    ResponderEliminar
  3. FIZ HOJE! Tinha aí umas sobrazinhas de perca cozida e meti mãos à obra e ficou muito bom!

    ResponderEliminar