domingo, 11 de março de 2012

Canapés e dentadinhas



Aqui deixo umas sugestões para umas entradinhas ou canapés para cocktails. São receitas simples de fazer e pouco dispendiosas e que dão sempre um aspecto bonito à mesa. Estas ideias foram retiradas de um livrinho que me foi oferecido há alguns anos, da autoria de Polly Tyrer e publicado pelo Circulo de Leitores.

Porções: +/- 10 pessoas

Rolinhos de salmão fumado: 8 fatias de pão escuro, sem côdea, tipo pão de forma; manteiga ou queijo creme para barrar; 200 grs de salmão fumado;sumo de limão; pimenta acabada de moer

Colocar na mesa de trabalho duas fatias de pão sobrepostas por 5 centímetros. Achatá-las com um rolo para que as extremidades fiquem coladas. Barrar o pão com manteiga ou queijo creme, cobrir com o salmão fumado. Deitar umas gotas de sumo de limão e polvilhar com pimenta. Enrolar como se fossem pequenas tortas. Apertá-las com película aderente e levar ao congelador durante 30 minutos. Depois, aparar as extremidades e cortar em fatias.

Nota: estes rolinhos podem ser feitos de véspera e nesse caso basta deixar no frigorífico bem enrolados na película. Quando servir é só cortar.

"Brie" e uvas pretas: 1/4 de queijo brie; 20 uvas cortadas ao meio e sem graínhas

Cortar o queijo em 20 cubos de cerca de 2 cm. Espetar 1/2 uva num palito, depois 1 quadradinho de queijo e a outra metade da uva. De modo a que a parte cortada da uva fique para dentro.

Nota: neste caso, pode arranjar as uvas antecipadamente de véspera e cortar apenas o queijo no dia da festa.

3 comentários:

  1. Adoro salmão, vou fazer de certeza, mas que tipo de pão uso ? e uso rolo da massa ? vá explica.

    ResponderEliminar
  2. Então a Tiélia diz no post que é "pão escuro sem côdea, tipo pão de forma". Parece-me que tem de ser um pão de massa fofa para se poder fazer os rolinhos. Vai aos teus vizinhos da Padaria Portuguesa que deve haver lá qualquer coisa que se assemelhe ;o) Pergunta se têm pão de centeio (ou pão de malte, esse é mesmo escuro mas não deve ser fácil encontrar).

    ResponderEliminar
  3. Pois, é isso mesmo que diz a Tia Laranjita...o rolo serve apenas para achatar e colar as duas fatias de pão! (se não tiveres, até uma garrafa serve para o efeito.)

    ResponderEliminar